Quais as vantagens, incertezas e inseguranças de se morar fora do País

Certa vez um seguidor do Instagram me pediu para falar sobre as incertezas e inseguranças de se morar fora do país, e quais são as vantagens de passar por tudo isso para morar em outro país.

Então resolvi vir aqui te contar o que penso sobre isso de um ponto de vista bem pessoal.

Bem, para iniciar, acredito que insegurança é um sentimento que sempre nos acompanha quando arriscamos a fazer algo novo.

Isso porque não temos como saber como será esse futuro tão planejado.

Porém, na vida a única certeza que a gente tem é que um dia ela irá acabar, quanto ao resto tudo pode acontecer, tudo é incerto.
Eu sempre preferi me arrepender do que eu fiz, do que o que eu não fiz.

Sim, já errei muito, já dei muitas cabeçadas, já perdi muito dinheiro, mas hoje olhando pra trás entendo que tudo o que eu vivi me fez crescer e aprender, para chegar onde estou hoje

E o movimento faz parte da vida quando a gente quer crescer, se fizermos sempre as mesmas coisas, teremos sempre os mesmos resultados.
Então, se queremos um resultado novo, é preciso se mexer e mudar de caminho.

A primeira coisa que me vem à cabeça quando falamos de insegurança sobre morar em outro país, é a questão da língua.

Hoje, entendo que uma das maiores inseguranças de quem sai do Brasil é com relação à língua. Afinal, a língua oficial do no nosso país falamos é o português, que é falado em pouquíssimos outros países no mundo.

Aí passa na nossa cabeça: será que eu vou conseguir me comunicar? Será que eu vou conseguir um emprego sem falar fluente? Será que dá pra eu me virar?

E aqui vai a primeira dica:
Estude a língua do país onde você pretende morar, mas não fique desesperado em falar perfeitamente!

A grande maioria das pessoas vai achar incrível você se esforçar para falar a língua de um país que não é onde você nasceu.

Me lembro muito bem o que o pai da família onde fiquei na Austrália me disse quando eu pedi desculpas por não saber falar perfeitamente o inglês, ele me disse assim: “se eu soubesse falar português a metade do que você fala inglês, eu já ficaria muito feliz!”

Isso entrou no meu coração, e percebi que ele entendia e admirava o fato de eu estar me esforçando para aprender aquele idioma que não era o meu.

À partir daí, as coisas foram ficando mais leves.

Mas acredite, até hoje, mesmo depois de 4 anos morando aqui na Itália, eu ainda me sinto insegura com o italiano.

Sou muito exigente comigo mesmo, e coloco na cabeça que quero falar igual os italianos nascidos aqui falam, e algumas vezes fico bastante frustrada.

Mas aí paro pra refletir e penso: não tenho que falar igual a eles porque eu não sou igual a eles, mas isso não quer dizer que sou inferior, pelo contrário, falo uma outra língua que eles não falam, e também falo a língua daqui.

Então no fim das contas, acabo ficando feliz por ser diferente, acredito que esse seja exatamente o encanto de morar em outro país, ser diferente!

Aprender com aquela cultura, e não tentar ser igual, mas sim misturar todas as culturas que temos dentro de nós.

Essa pra mim é a maior vantagem de viver fora do Brasil: poder aprender sobre outras culturas, outras formas de ver e viver a vida.

Além de todas aquelas vantagens que são de praxe como, a segurança, maior igualdade social, maiores oportunidades de emprego, e a qualidade de vida.

Essa última, hoje em dia eu já acho um assunto bem mais complexo, pois a qualidade de vida para quem nasce no Brasil significa uma coisa e para quem nasce aqui na Itália, por exemplo, significa outra.

Assim como muda nos outros países do mundo.
Qualidade de vida para quem mora no Brasil é poder ter segurança, poder caminhar tranquilo nas ruas sem se preocupar se irão te assaltar, poder dirigir seu carro sem medo de parar no farol, ter maiores oportunidades de emprego, poder estudar em boas escolas sem ter que pagar uma fortuna, ter acesso à um sistema de saúde bom sem ter que pagar rios de dinheiro por um plano de saúde.

Aqui na Itália, como tudo isso já existe, ter qualidade de vida significa outra coisa. Significa poder viajar em todas as férias, poder jantar fora com seus amigos todos os finais de semana, poder usar o transporte público no horário, sem atrasos, ter retorno dos impostos pagos ao governo, como um bom ensino nas escolas e universidades públicas, nos hospitais públicos.

Enfim, os níveis de qualidade de vida muda de país para país, por isso é difícil falar em qualidade de vida no geral.

Mas levando em consideração a qualidade de vida que buscamos saindo do Brasil, com certeza tem tudo isso aqui na Europa.

Por isso, seu posso te dar um conselho para você que está inseguro com as incertezas quanto a mudar de país, se programe, tenha um plano A, um B e um C, e arrisque!

Você só vai saber o resultado se tentar.

E no fim das contas, o resultado sempre vai ser positivo em experiências vividas que nunca ninguém vai poder te tirar.

 

plugins premium WordPress
Rolar para cima