Querida Itália, Com Amor:
Histórias de quem partiu e de quem ficou

Nós ítalo-descendentes, apaixonados por nossa segunda pátria, sabemos que nossa italianidade não está só nos documentos. Ela vive em nossa memória, no afeto que carregamos no peito e na resistência cultural de quem carrega a Itália no coração.

E por isso, sua história também pertence à Itália. Que tal eternizá-la?

O que é a Coletânea?

É um projeto afetivo e cultural da ItaliaLab que vai reunir cartas-histórias escritas por ítalo-descendentes do Brasil e do mundo.

Um livro que homenageia os antepassados que cruzaram o oceano em busca de um novo futuro e os descendentes que hoje buscam se reconectar com suas raízes.

A publicação será lançada em meados de Agosto de 2025, como um registro coletivo da nossa italianidade viva, sentida e compartilhada.

Um livro que homenageia os antepassados que cruzaram o oceano em busca de um novo futuro e os descendentes que hoje buscam se reconectar com suas raízes.

A publicação será lançada em meados de junho de 2025, como um registro coletivo da nossa italianidade viva, sentida e compartilhada.

Quem somos nós?

Gyselle Langoni

É fundadora da ItaliaLab, ítalo-descendente e mora na Itália há quase 8 anos.

Especialista em cidadania italiana, cultura e história da Itália, é apaixonada por criar pontes entre o Brasil e a Itália através da memória, da educação e da identidade.

Daniela Pescuma

É escritora e apaixonada por histórias que conectam pessoas. Encontrou na escrita uma forma de se (re)conhecer, preservar memórias e fortalecer laços. Sua jornada com a cidadania italiana começou ainda na adolescência e foi longa, repleta de histórias de família contadas, outras tantas perdidas, até que, após 30 anos, encontrou o último documento!

Em um momento desafiador, os caminhos de Daniela e Gyselle se cruzaram.

Um encontro marcado por empatia, confiança e uma amizade que atravessa fronteiras. Agora, unidas pela italianidade e pelo amor às histórias, dão vida à coletânea Cartas para a Itália, um projeto que celebra a imigração, a identidade e tudo aquilo que nos faz quem somos.

Como participar?

Se você:

  • É descendente de italianos;
  • Guarda uma história especial sobre seus antepassados que vieram da Itália;
  • Ou está vivendo (ou viveu) o caminho inverso, de retorno às origens;
  • Quer deixar registrada sua jornada de reencontro, descoberta ou pertencimento…

Então esse projeto também é seu. Sua história tem valor e queremos sua voz em nossa coletânea.

Como funciona?

Basta preencher o formulário abaixo com seus dados e escrever sua carta-história. Ela pode ser uma lembrança, um relato emocionante, um caminho de busca, uma homenagem, o importante é que seja autêntica, sua. Se precisar de apoio na escrita, estamos aqui ao seu lado para te ajudar na edição com muito carinho e respeito.

As histórias selecionadas serão publicadas na coletânea Cartas para a Itália: Querida Itália, com amor: Histórias de quem partiu e de quem ficou, com lançamento previsto para meados de Agosto 2025.

Condições de envio
de sua história:

Prazo para envio: até 31.07.2025
Formato: texto de 3 páginas
Publicação: digital e/ou impressa
Participação: mínimo 20 euros.
Esse é um valor simbólico de contribuição para a montagem e edição da coletânea.

Falar do passado é uma obrigação para construir pontes com um presente mais justo. Quando escrevemos, a gente honra essa história e compartilhando, podemos transformar e melhorar nosso presente.

E, agora, mais do que nunca, precisamos mostrar que nossa voz atravessa o tempo, o oceano e qualquer decreto.

Clique no botão abaixo para enviar sua carta.
Vamos juntos escrever um capítulo inesquecível dessa italianidade compartilhada.

Rolar para cima